quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tudo começa com as experiências

Até iniciar na área desejada, sempre é preciso trabalhar em outras

A entrevistada de hoje é Flavia Paula Werner. Ela cursa Psicologia na Universidade Comunitária da Região Oeste (UNOCHAPECÓ). Falta apenas um ano para a conclusão do curso. Atualmente Werner trabalha no setor de informações da universidade.
A Psicologia volta-se para o estudo do comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.
O curso de Psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas. Nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária. Oferece ao aluno o conhecimento teórico da área, por meio de recursos pedagógicos criativos, a iniciação profissional, por meio de estágios, e a iniciação em pesquisa por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia. Os estágios, obrigatórios e sempre supervisionados, priorizam as ações que tendam às necessidades da comunidade em que o curso está inserido.


A entrevista
Marcieli: Olá, tudo bem? Como é seu nome?
Werner:Olá, tudo sim, meio gripada. Flávia Paula Werner.

Marcieli: Qual é sua formação? Diante de um “mundo” de profissões, por que você escolheu justamente esta?
Werner: Ainda não sou formada, mas curso Psicologia. Falta um ano para me formar. Porque me identifico com a área de humanas, porque queria entender melhor muitas coisas da minha vida e da minha família.

Marcieli:
Cursando Psicologia, qual das áreas dela você escolheu seguir? Hoje você está atuando nesta área?
Werner: Ainda não decidi qual área. Identifico-me com psicanálise, psicologia sistemática (psicologias clinicas).

Marcieli: Demorou muito tempo até conseguir um emprego na área que desejava?
Werner: Apenas estágios curriculares. Estagio de diagnostico psicológico, psicologia comunitária e escolar.

Marcieli: Conte-me como é seu dia-a-dia?
Werner: Meu dia é bastante conturbado. Como moro com uma amiga, de manhã vou para a aula, aí quando chego ao meio dia preciso fazer o almoço e serviços de casa. Na parte da tarde faço estágio e nos dias que estou de folga vou para a universidade fazer trabalhos e estudar. Começo a trabalhar às 16h 30min e paro às 22h 30min. Nos finais de semana fico em Chapecó, pois não compensa ir para Formosa do Sul, onde meus pais moram. Por morar aqui e eles lá sinto muita dificuldade.

Marcieli: No decorrer do curso você pensou em desistir?
Werner: Já! Muitas vezes. Por ser muito puxado, ter que trabalhar e estudar. Questões financeiras, não por motivos de não gostar do curso.

Marcieli: Você gostou de atuar nesta área? É mesmo aquilo que você esperava?
Werner: Gostei do estágio que fiz em diagnostico psicológico por trabalhar na área da saúde e comunitário por trabalhar com ONGs. Não gostei do diagnostico escolar. Esta sendo o que eu esperava.

Marcieli: Qual é seu maior desejo, seu maior sonho profissional?
Werner: Meu sonho é um sonho realizável, quero especializar-me em terapias de casais e sexologia. Para trabalhar com casais.

Marcieli: Na profissão que você exerce e no espaço de trabalho que você ocupa, há algum tipo de rivalidade entre os profissionais e seus colegas?
Werner: Aqui na UNOCHAPECÓ, no setor de informações há uma grande rivalidade. Ninguém pensa no outro, pensam apenas em crescer na vida sem querer saber se vai machucar o outro. “Se precisar puxar o tapete do outro para me dar bem eu puxo” é assim que eles pensam.

Marcieli: Na profissão de Psicologia há um amplo campo de trabalho?
Werner: Depende a área. Vários campos não possuem vagas e outros possuem muitas vagas, mas todas preenchidas.

Marcieli: Na sua opinião. Atualmente e futuramente, você acha importante ter alguma formação?
Werner: Com certeza, graduação já não é suficiente. A sociedade exige muito mais, pós, mestrado. As exigências também são econômicas e na política. Ao decorrer do tempo as exigências aumentaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário